A História do Munícipio

História do Município

A origem de Itaetê remota aproximadamente no final do século XIX, de uma povoação de nome Tamanduá às margens do Rio Paraguaçu. Nos primeiros anos do século passado, foi construído um ramal de estrada de ferro até Tamanduá, fato que aos poucos foi desenvolvendo a localidade, mas foram os tropeiros que fizeram de Itaetê um importante centro comercial como ponto de apoio de tropas que vinham de diversas localidades do alto sertão e das lavras diamantina até a estação ferroviária.

O município de Itaetê foi criado pela Lei nº 1.497, de 25 de setembro de 1961, assinada pelo Governador da época Juracy Magalhães. A instalação do município se deu em 07 de abril de 1963, quando foi empossado a 1ª Câmara de Vereadores e o 1° prefeito, Sr. Waldemar Ferraro.

O território do novo município foi desmembrado de Andaraí.

O território, integrante do município de Andaraí, constituía a sesmaria “Iguaçu”, de propriedade de Cassiano Martins. Formou-se a povoação “Bandeira de Melo”, ligada à cidade de Cachoeira por estrada de ferro. Em 1921, Cassiano vendeu a sesmaria a um grupo belga que mudou a denominação para “Agrícola de Una S/A”. O prolongamento da linha de ferro até a pequena localidade “Tamanduá”, motivou o desenvolvimento deste terminal ferroviário. Formou-se um novo núcleo populacional. Mais tarde mudou-se a denominação para Itaeté. O topônimo, de origem indígena, significa “pedra duríssima”.

Significado do Nome

Língua Tupy-Guarany, que significa pedra dura.

Clima:
Seco sub-úmindo

Temperatura média:
23,3°

Aniversário da Cidade:

Localização:
Centro Sul Baiano

Limites:
Andaraí, Nova Redenção, Iramaia, Marcionílio Souza, Boa Vista do Tupim e Ibicoara

Distrito:
Rumo

Povoados:
Bandeira de Melo, Almécega, Bananeiras e Colônia.