Circuito Turístico de Itaetê

 

 

 

Poço Encantado

 

Situada no município de Itaetê a 24 km da sede, com fácil acesso, é considerado um dos pontos turísticos mais divulgados e visitado na chapada diamantina. Com 110 metros de comprimento e 70 metros de largura,

o lago é habitado por um peixe muito raro: o bagre albino. Cego, ele se guia por suas três antenas. Com 4,5 cm de comprimento, em média, o peixe alimenta-se dos detritos encontrada na gruta matéria orgânica, fezes de morcego e insetos. Saber onde termina a rocha e começa a água é um exercício perturbador, mas inevitável na visita ao poço Encantado. Nem mesmo seus 65 metros de profundidade são capazes de esconder as pedras e troncos caídos no fundo desse lago extremamente cristalino.  A magia de sua cor azulada, intensa e transparente deve-se à pureza da água. Mas são os raios de sol que entram no poço, por meio de uma claraboia natural, os protagonistas do espetáculo. Ao transpor a rocha, o sol encanta ao iluminar a água. 

Como em qualquer show, há data e horário marcado para a contemplação. No inverno o sol atinge a posição ideal para entrar no poço. Por isso, a melhor época para visitá-lo é de abril a setembro, das 9h30 às 14h. Junho e julho (das 10:00h às 12:00h) são os meses em que o raio é mais intenso. 

 

Distância de carro partindo de Itaetê24 km

Tempo médio: 15 minutos

Esforço físico: leve

 


  

 

Lapa do Bode


Gruta do solo Lodoso ou Argiloso, ainda é pouco conhecida, a entrada do atrativo é mais parecida com a entrada de uma casa, para ter acesso a gruta faz-se uma pequena trilha de aproximadamente 10 minutos, por meio de vegetação de serrado as margens do rio Una afluente do rio Paraguaçu, no caminho da entrada da gruta é possível visualizar uma gameleira com uma raiz de 300 metros que invade a gruta. A gruta é de rocha de Ardósia e no seu interior é possível ver várias formações de stalaguitites e stalaguimites. Já foi feito uma pesquisa por estudiosos da USP e nela foi comprovada a existência de uma espécie de besouros que é tido como único na Chapada Diamantina, o besouro cego. A gruta é protegia pelo o IBAMA e conta com um único guia. Na época de cheia não é possível visitar a Lapa do Bode, pois as águas do rio invade a gruta, não permitindo assim o acesso de visitantes a mesma. A origem do nome Lapa do Bode foi por conta, de quando a gruta foi encontrada pelo o atual guia, Sinaldo, foi descoberto 2 esqueletos de bode, o guia colocou as cabeças dos animais mortos na entrada de gruta e batizou a gruta, por Gruta da Lapa do Bode.

Distância de carro partindo de Itaetê: 18 km, às margens da BA-245

Acesso a pé: 600 m

Tempo médio: 10 min

Esforço físico: leve

 


 

Cachoeira Encantada


Está entre as três mais bonitas da chapada diamantina, Situada dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina a 32 km da sede do município a 9 km do Assentamento Baixão, sua trilha é de aproximadamente de 3 horas de caminhada com uma queda d’água de 230 metros de alturas. Encontra-se na trilha desta cachoeira pinturas rupestres.

Distância de carro partindo de Itaetê: 32 km

Acesso a pé: 6 km

Tempo médio: 3 h

Esforço físico: avançado

 


 

 

Cachoeira da Invernada


A 40 km da sede do município, a 15 km do Assentamento Rosely Nunes com uma queda d’ água de 60 metros de altura em área preservada com um percurso de aproximadamente 2 horas de caminhada, encontra-se na trilha desta cachoeira pinturas rupestres.

Distância de carro partindo de Itaetê: 40 km

Acesso a pé: 6 km

Tempo médio: 2 horas

Esforço físico: médio

 


 

 

Cachoeira da Roncadeira

A 30 km da sede do município a 08 km do povoado de colônia, Situada dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina , uma bela cachoeira com uma queda d’água de 80 metros altura em uma área bem preservada, com uma trilha de aproximadamente 2 horas de caminhada.



Distância de carro partindo de Itaetê: 30

Acesso a pé: 4 km

Tempo médio: 2 horas

Esforço físico: avançado

 


  

Cachoeira do Herculano

 

Situada dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina a 29 km. da sede do município, a 08 do povoado de colônia, uma magnífica queda d’agua de aproximadamente 100 metros de altura. Atualmente é alvo de admiração e deslumbramento por todo território da chapada diamantina.

 

Distância de carro: 29 km

Acesso a pé: 4 km

Tempo médio: 2 horas

Esforço físico: médio

 


 

Cachoeira do Bom jardim


A 30 km da sede do município e 8km do povoado de Colônia, situada dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina, com queda d’água de 76 metros, com uma trilha de fácil acesso de aproximadamente 1 hora e meia de caminhada.

 

Distância de carro: 30 km

Acesso a pé: 3 km

Tempo médio: 1 hora e meia

Esforço físico: leve 

 

 


 

 

Pedra do Camelo

Acima da cachoeira do Bom Jardim. Define-se como uma belíssima formação rochosa esculpida pela natureza em forma de um camelo.

Distância de carro: 30 km

Acesso a pé: 4 km

Tempo médio: 2 horas

Esforço físico: média